• BannerEntreSerMembros
  • Vários
  • Paulo Borges

    Paulo Borges

  • Daniela Velho

    Daniela Velho

  • Teresa Alfama

    Teresa Alfama

  • Home
  • Entre-Ser
  • Membros

ENTRE-SER
Membros

 
A vida do Círculo do Entre-Ser procura nutrir-se de compreensão, amor e compaixão, os quais, irradiando-se, serão fortes contributos para a paz e a felicidade da humanidade, dos seres vivos e do planeta.

O Círculo do Entre-Ser rejeita o dogmatismo, tanto no ver como no agir, e busca todas as formas de expressão e acção que façam reviver no mundo o verdadeiro espírito de compreensão intuitiva, amor e compaixão. O Círculo do Entre-Ser considera este espírito mais importante do que qualquer instituição ou tradição, budista ou não-budista.

Com a aspiração do bodhisattva, os membros do Círculo do Entre-Ser procuram transformar-se a si mesmos a fim de transformarem a sociedade e o mundo rumo ao amor, à compaixão e à visão profunda, vivendo a cada instante uma vida de alegria e atenção plena.

Os membros do Círculo do Entre-Ser estão comprometidos com a prática regular de meditação, como via para o despertar da consciência e do coração.

CORPOS SOCIAIS:

DIRECÇÃO

Paulo Borges

PAULO BORGES

Presidente da Direcção do Círculo do Entre-Ser

Professor de Filosofia e Meditação, Pensamento Oriental e Filosofia da Religião no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor de Técnicas Meditativas na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa em 2011-2012 e 2012-2013. Ex-presidente e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Sócio-fundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa. Sócio-fundador e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Coordenador do Seminário Permanente "Vita Contemplativa. Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea", no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Praticante de meditação e da via do Buda desde 1983, na escola Nyingma do budismo tibetano, integrando a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh, da escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. Segue os programas de formação da Comunidade Internacional de Meditação Tergar, sob a orientação de Mingyur Rinpoche. Co-organizador das duas vindas de S. S. o Dalai Lama a Portugal. Instrutor de meditação desde 1999, tendo realizado centenas de conferências, workshops, cursos e retiros por todo o país, também em empresas e instituições como o Ministério da Defesa Nacional, a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Autor de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Alemanha e Brasil, bem como de 43 livros de ensaio filosófico, poesia, ficção e teatro. Obras mais recentes: É a Hora! A mensagem da Mensagem de Fernando Pessoa, Lisboa, Temas e Debates / Círculo de Leitores, 2013; Quem é o meu próximo? Ensaios e textos de intervenção por uma consciência e uma ética globais e um novo paradigma cultural e civilizacional, Lisboa, Edições Mahatma, 2014; O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral, Lisboa, Edições Mahatma, 2015 (guia prático de meditação); Agostinho da Silva. Uma antologia temática e cronológica, Lisboa, Âncora Editora, 2016, 3ª edição; Do Vazio ao cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre Oriente e Ocidente, 2017.


Daniela Velho

DANIELA VELHO

Co-fundadora e Vice-presidente do Círculo do Entre-Ser

Procura seguir a via do Buda segundo a tradição budista tibetana Nyingma, integrando grupos de estudo e prática constituídos em Portugal, sob orientação de Mestres da tradição indicada, desde 2010. Integra a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh da escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. Segue os programas de formação da Comunidade Internacional de Meditação Tergar, sob a orientação de Mingyur Rinpoche.

Investiga na área das práticas contemplativas e é instrutora e praticante de meditação. Jurista de profissão.


Teresa Alfama

TERESA ALFAMA

Vogal da Direcção do Círculo do Entre-Ser

Teresa Alfama (n.1974) tenta a dar algum contributo ao mundo trabalhando como psicoterapeuta na Clínica Construtiva, da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas, e como facilitadora psicossocial/mediadora intercultural na Girassol Solidário – Associação de Apoio aos Doentes Evacuados de Cabo Verde. Esforça-se também por diminuir a sua pegada ecológica e quota-parte de responsabilidade pelo mal-estar do mundo, tentando refrear o consumismo e adoptar um regime vegano.

Encontrou na meditação o veículo que lhe permite ir aquietando a mente, conhecendo os seus próprios condicionamentos e ir tendo vislumbres, ainda que fugazes, da natureza profunda e interdependente de tudo o que percepciona como existente. Acredita que este é o estado de quietude e atenção plena necessário não só a uma mais clara compreensão das causas e condições do sofrimento mas também da verdadeira felicidade, do amor que tudo permeia, que inevitavelmente conduz à aspiração de conseguir intervir activa e compassivamente, pelo bem de tudo e de todos.

ASSEMBLEIA GERAL

Ângela Santos

ÂNGELA SANTOS

Presidente da Assembleia Geral da Associação Círculo do Entre-Ser

Professora do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Química Estrutural da Universidade de Lisboa.

Apaixonada pelo mistério da Vida, é também estudante de filosofia esotérica e filosofias orientais tendo frequentado, entre outros, o curso “O Universo e o Plano Divino” no Centro Lusitano de Unificação Cultural e o Curso de Especialização “Filosofia e Estudos Orientais“ na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Nesta filosofia de Vida fez ainda uma formação em Psicologia da Consciência – Fundamentos e Práticas da Psicologia Transpessoal no Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Para uma vivência de Vida plena, é praticante de meditação e desde 2010 tenta seguir a via do Dharma do Buda conforme a tradição Nyingma do budismo Tibetano.

No âmbito das actividades do Círculo do Entre-Ser introduziu na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa uma actividade denominada “Círculo de Meditação” onde, desde 2012, orienta semanalmente um grupo de meditação.

Co-fundadora e Presidente da Assembleia Geral da Associação Círculo do Entre-Ser.


Teresa Petrini

TERESA PETRINI

Secretária da Assembleia Geral da Associação Círculo do Entre-Ser

Teresa Petrini. Sou mãe de dois rapazes, sou antropóloga de formação, e mestranda na mesma disciplina. Sou também um ex-membro da comissão política do PAN, do qual fui signatária desde o primeiro momento, trabalho actualmente como consultora comercial numa editora de livros escolares.

Praticante de meditação desde 2006, esforço-me conscientemente por seguir a via do Dharma do Buda, estando a dar os primeiros passos nas práticas da tradição Zen com a Wildflower Zen Sangha. Considero-me defensora do ambiente e empenhada na diminuição do nosso impacto no planeta, e procuro acentuar a sensibilidade para estas questões sempre que sou confrontada com as minhas opções. Acredito que as mudanças partem de nós e das nossas acções praticadas com o coração; só assim conseguimos implantar a dúvida e abrir caminho às transformações que desejamos ver no mundo, para o bem de todos os seres.


Alexandra Marcelino

ALEXANDRA MARCELINO

Secretária da Assembleia Geral da Associação Círculo do Entre-Ser

Ex-advogada. Jurista com especialização em direito do ambiente e experiência de trabalho numa associação de defesa do ambiente, em regime de voluntariado. Actualmente trabalha em funções públicas.

Ex-Presidente do Conselho de Jurisdição do PAN.

Tento praticar o Dharma do Buda desde 2008.

Estudante de filosofia esotérica.

Secretária da Assembleia Geral da Associação Círculo do Entre-Ser

CONSELHO FISCAL

João Miguel Louro

JOÃO MIGUEL LOURO

Presidente do Conselho Fiscal do Círculo do Entre-Ser

Nasceu em 1970.

Aprendente da Vida através da atenção plena que tem também procurado aplicar no contexto de trabalho, na liderança de equipas comerciais.

Formação académica em informática de gestão (não concluída), gestão de negócios, liderança e permacultura.

Tem procurado apoiar uma IPSS local no desenvolvimento de um projecto de transição.

Desenvolve agricultura biológica num pequeno espaço próprio, aplicando os princípios da permacultura e da biodinâmica.

Membro do Círculo do Entre-Ser, actualmente exerce funções de presidente do Conselho Fiscal e colabora no grupo dos Direitos da Natureza.


Filipe Gomes

FILIPE GOMES

Vice-Presidente do Conselho Fiscal do Círculo do Entre-Ser

Nascido a 9 Maio de 1971.

Praticante do dharma desde 1999.

Membro da direcção da UBP.

Membro fundador do GAT , Grupo de Apoio ao Tibete.

Membro da direcção da Sphaera Mundi- Museu do Mundo.

Membro da direcção do MIL- Movimento Internacional Lusófono.

Membro da direcção da Jungle Planet.

Membro do Circulo do Entre Ser.

Relações Públicas da Banda Lusófona, Manga Di Ronco.

Promotor e colaborador de actividades humanitárias para os países da Lusofonia.

Colaborador em parceria com outras entidades de ajuda á Mum´s & Kids,( instituição que acolhe jovens mães).

Colaboração com a AMI na divulgação do seu trabalho e ajuda de angariação de fundos.

Promotor visitas de caracter histórico/Filosófico por diversos monumentos nacionais.

Organizador e colaborador em diversas vigílias pacíficas em Lisboa, em colaboração com a Amnistia Internacional Portuguesa.

Organizador do encontro “ Pensando nos Outros” em parceria dcom a Faculdade de Letras de Lisboa.

Colaborador, enquanto fotografo amador, para os livros “ Cadernos de Filosofia extravagante” e “Historia Secreta de Portugal” de Antonio Telmo.


Fernando Emídio

FERNANDO EMÍDIO

Vogal do Conselho Fiscal do Círculo do Entre-Ser

Nasceu a 20 de dezembro de 1974, em Mirandela

Formou-se na área de educação, tem exercido sempre funções de professor do 1.º ciclo do ensino básico, tendo passado também pela educação de adultos. Atualmente exerce funções de coordenador pedagógico do 1.º ciclo num Agrupamento de Escolas.

Há vários anos que se interessa pela aplicação de práticas contemplativas na educação, tendo feito formação nessa área, nomeadamente nos programas MindUp (The Hawn Foundation) e Still Quiet Place (Dr. Amy Saltzman). Tem sido responsável por aplicar um programa de desenvolvimento de competências sócio-emocionais, baseado na atenção plena (MindUp) aos alunos do 1.º ciclo do Agrupamento onde lecciona.

Desde 2009 que dinamiza em conjunto com Micael Inês o Núcleo de Estudo do Dharma de Leiria. É cofundador do Círculo do Entre-Ser.

Tenta ser praticante de meditação e viver de acordo com os valores universais do Dharma do Buda.


PARTILHE ESTE ARTIGO

 Enquanto existir o espaço, enquanto aí existirem seres, possa eu também permanecer para dissipar todo o seu sofrimento. 

~ Shantideva

CONTACTOS
Como chegar a nós

CÍRCULO DO ENTRE-SER

FALE CONNOSCO

COORDENADAS

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais