ENTRE-SER
Princípios, Textos e Ensinamentos
O Círculo fundamenta-se em quatro princípios, presentes em todas as tradições budistas:
- Não-apego às visões;
- Experiência meditativa da origem interdependente de todos os fenómenos;
- Adequação e aplicação às circunstâncias;
- Meios hábeis.
O Círculo considera os princípios do não-apego às visões e da experiência meditativa da origem interdependente de todos os fenómenos como os mais importantes guias para se alcançar uma verdadeira visão profunda da natureza das coisas.
Considera os princípios de adequação e aplicação às circunstâncias e os meios hábeis como guias para as diversas acções na sociedade.
O não-apego às visões e a experiência meditativa da origem interdependente de todos os fenómenos conduzem à abertura de espírito, ao amor e à compaixão, tanto no domínio da percepção da realidade como no das relações humanas e das relações do homem com a natureza e os demais seres vivos.
A adequação e aplicação às circunstâncias e os meios hábeis conduzem à capacidade de ser criativo e de reconciliar, ambas necessárias para o serviço dos seres vivos.
O Círculo do Entre-Ser não considera nenhum sutra ou conjunto de sutras como as suas escrituras fundamentais.
Colhe inspiração da essência do Dharma do Buda em todos os sutras. Busca compreender e realizar o espírito do Dharma no budismo inicial, tal como no desenvolvimento desse espírito ao longo da história da Sangha (comunidade budista) e na sua vida e ensinamentos em todas as tradições budistas.
Inspira-se também nos textos de outras tradições espirituais, na tradição agnóstica e ateia, na ciência contemporânea e no património da experiência humana planetária.
Considera natural e necessário o desenvolvimento do budismo original em novas correntes e escolas, sem trair os princípios fundamentais, mas adequando-os a novos contextos existenciais, históricos, sócio-culturais e ambientais, para manter vivo o espírito de Buda.
Apenas propondo novas formas de vida budista se pode ajudar a perpetuar o verdadeiro espírito de Buda, o espírito do Despertar pelo bem de todos os seres.