• Thich Nhat Hanh

ATIVIDADE REGULAR ONLINE
PRÁTICA SEMANAL DE MEDITAÇÃO

c/ PAULO BORGES

 
2ª FEIRA | 18H30 - 20H00

ON-LINE

INSCRIÇÃO

A redescoberta da meditação, em particular da atenção plena (mindfulness), é “a grande revolução silenciosa do século XXI”. A sua prática está cada vez mais presente como resposta a algumas das consequências dos nossos modos de vida: preocupações, cansaço, conflitos, stress, ansiedade, confusão, agitação, dispersão e outras perturbações emocionais. A meditação baseia-se na evidência de que aquilo que todos procuramos - felicidade, saúde, paz e bem-estar - depende menos de factores externos do que do estado interior da mente. A base da experiência meditativa consiste em treinar a mente para manter uma atenção focada, calma e clara na experiência presente, sem juízos nem comentários, o que suscita uma crescente paz interior que permite uma visão mais clara e uma acção mais consciente, empática e eficaz. Daí a meditação ser cada vez mais procurada como via para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal, a par de estar no centro da investigação neurocientífica, dos cuidados de saúde, da educação e do desenvolvimento sócio-profissional, da liderança e da vida empresarial, da consciência ambiental e da transformação social. A meditação inclui entre os seus imensos benefícios a redução do stress e da ansiedade, a prevenção e tratamento da depressão, a correcção do défice de atenção e o desenvolvimento cerebral e o retardar do envelhecimento.

Nesta prática semanal recordamos que, para além destes benefícios, a meditação é um elemento fundamental de um caminho de realização integral do ser humano, que nos conduz ao pleno despertar da consciência e do coração. A abordagem é a que está exposta no livro “O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral” (Lisboa, Mahatma, 2015), conciliando práticas da tradição zen de Thich Nhat Hanh e do budismo tibetano, de uma forma aberta a todos, que não implica ser-se budista.

Todos podem integrar o grupo, embora se aconselhe a frequência prévia do nível I dos Cursos de Introdução à Meditação.

PAULO BORGES

Paulo Borges procura seguir a via do Buda desde 1983 segundo a tradição Nyingma do budismo tibetano. Integra a partir de 2012 os ensinamentos de ThichNhatHanhda escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. Segue os programas de formação da Comunidade Internacional de Meditação Tergar, sob a orientação de Mingyur Rinpoche. Professor de meditação e filosofia budista desde 1999, tem orientado centenas de aulas, cursos, workshops e retiros em todo o país. Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Universidade de Lisboa.

Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014). Ex-presidente (2005-2013) e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Tradutor de livros budistas, como Estágios da Meditação, de Sua Santidade o Dalai Lama (2001), o Livro Tibetano dos Mortos (2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (2007) e O que não faz de ti um budista, de DzongsarJamyangKhyentse (2009).

Autor e organizador de 45 livros, entre os quais O Budismo e a Natureza da Mente (2006, com Carlos João Correia e MatthieuRicard), O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa (organizador, com Duarte Braga) (2007), Descobrir Buda (2010), Quem é o Meu Próximo? (2014), O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (guia prático de meditação) (2015) e Do Vazio ao Cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre Oriente e Ocidente (2017).

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

INSCRIÇÕES:

Como se processa a inscrição online e que formas de pagamento tem ao seu dispor?

  1. Através do link abaixo é direccionado para a página de inscrição da actividade
  2. No fim da página de inscrição para a actividade onde vai preencher os seus dados irá aparecer um botão final com “Pague e inscreva-se”
  3. Ao clicar, aparece um quadro com a referência “Será feita a cobrança no valor de...”
  4. Clique no botão “Continuar para Paypal”
  5. Surge um quadro que diz “Pagar com Paypal”
  6. Se pretender pagar com Paypal preencha os dados e submeta
  7. Se não pretender pagar com Paypal clique no botão no fim do quadro que diz “Pagar com conta bancária ou cartão de crédito”
  8. Surge um quadro que diz “Pagar com cartão de débito ou crédito”
  9. Coloque os dados do cartão que quer usar para o pagamento e clique em “Continuar”
  10. Note que pode não conseguir fazer este tipo de pagamento com cartão de débito ou crédito com sucesso. Caso isso aconteça deverá fazê-lo necessariamente por Paypal.
  11. Após o pagamento, receberá um email com toda a informação para aceder às actividades nas datas e horários determinados.

INSCREVA-SE AQUI:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_fmPr1znATACSOUCEJTB1YA

CONTRIBUIÇÃO:

Pacote de 5 aulas - 20 € *

  • 7 de setembro
  • 14 de setembro
  • 21 de setembro
  • 28 de setembro
  • 12 de outubro

NOTA: no dia 5 de Outubro não se realizará sessão.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Qualquer dúvida contacte-nos enviando email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


PARTILHE ESTE ARTIGO

 Enquanto existir o espaço, enquanto aí existirem seres, possa eu também permanecer para dissipar todo o seu sofrimento. 

~ Shantideva

CONTACTOS
Como chegar a nós

CÍRCULO DO ENTRE-SER

FALE CONNOSCO

COORDENADAS

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais