• Thich Nhat Hanh
  • Home
  • Eventos
  • Cursos
  • Introdução à Meditação - Nível I - Novembro

CURSO
INTRODUÇÃO À MEDITAÇÃO - NÍVEL I

CONSCIÊNCIA - c/ PAULO BORGES

 
13, 20, 27 NOV | 20H30 - 22H30

CORAÇÃO DO MUNDO
Av. Duque de Ávila, 95, 3º andar, Lisboa

INSCRIÇÃO

A redescoberta da meditação é “a grande revolução silenciosa do século XXI”, estando cada vez mais presente na vida das pessoas e das instituições como resposta a algumas das consequências do nosso modo de viver: preocupações, cansaço, conflitos, stress, ansiedade, confusão, agitação, dispersão e outras perturbações emocionais. A meditação baseia-se na evidência de que aquilo que todos procuramos - felicidade, saúde, paz e bem-estar - depende menos de factores externos do que do estado interior da mente. A base da experiência meditativa consiste assim em treinar a mente para manter uma atenção focada, calma e clara na experiência presente, sem juízos, o que suscita uma crescente paz interior, permite uma visão mais clara e uma acção mais esclarecida, empática e eficaz. Daí a meditação ser cada vez mais procurada como via para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal, a par de estar no centro da investigação neurocientífica, dos cuidados de saúde, da educação e do desenvolvimento sócio-profissional, da liderança e da vida empresarial, da consciência ambiental e da transformação social. A meditação inclui entre os seus imensos benefícios a redução do stress e da ansiedade, a prevenção e tratamento da depressão, o reforço do sistema imunitário, o aumento da capacidade de atenção e concentração, o desenvolvimento cerebral e o retardar do envelhecimento.

Neste curso enfatiza-se todavia que, para além destes benefícios, a meditação é sobretudo um elemento fundamental de uma via de realização integral do ser humano, que nos conduz a uma plena abertura e despertar da consciência e do coração. Na nossa abordagem, a essência da meditação é a descoberta da consciência como um espaço aberto de paz, clareza e felicidade que não depende da oscilação das experiências externas e internas. No simples facto de estarmos conscientes podemos reconhecer a nossa bondade e sanidade fundamentais. O nível I deste curso habilita a iniciar uma prática regular, individualmente ou em grupo, que pode ser continuada nos níveis II e III, cujos temas são respectivamente Bondade (onde meditamos abrindo o coração ao amor, à compaixão, à alegria e à imparcialidade) e Sabedoria (onde meditamos na natureza profunda da realidade, da consciência que a percepciona e na não-separação entre ambas).

A metodologia seguida no nível I deste curso é a que está exposta de modo desenvolvido no livro de Paulo Borges O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (Lisboa, Mahatma, 2015; 2017, 2ª edição).

Para quem desejar integrar a prática meditativa numa via de realização mais completa, que inclui reflexões e tomadas de consciência fundamentais, a par dos exercícios meditativos, num programa de formação e de prática diária (mínimo de 30 minutos) com diferentes temas semanais e mensais estruturado ao longo de um ano, aconselhamos que consulte no nosso site o programa “O Coração da Vida. Uma Via de Consciência, Bondade e Sabedoria” e que se inscreva nos workshops, cursos ou retiros concebidos para o efeito.

Tanto os níveis I, II e III dos cursos de introdução à meditação como o programa “O Coração da Vida” são concebidos para serem universais e abertos a todos, independentemente das convicções religiosas ou filosóficas.

PROGRAMA:

1 – O que é a meditação e quais os seus benefícios? A meditação e o pleno despertar da consciência

2 – Porquê praticar?

3 – Como praticar?

3.1. Preparação

3.2. Os sete pontos da postura

3.3. Atenção plena ao corpo e às sensações físicas

3.4. Atenção plena à respiração e às sensações respiratórias

3.5. Atenção plena aos fenómenos mentais

3.6. Atenção plena aos fenómenos externos (abertura dos cinco sentidos)

3.7. Meditação sem objecto ou presença aberta

3.8. Meditação em pé e a caminhar

4. Conclusão, instruções finais para continuar uma prática regular e dedicatória


PAULO BORGES

Professor de Filosofia e Meditação, Pensamento Oriental e Filosofia da Religião no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor de Técnicas Meditativas na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa em 2011-2012 e 2012-2013. Ex-presidente e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Sócio-fundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa. Sócio-fundador e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Coordenador do Seminário Permanente "Vita Contemplativa. Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea", no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Praticante de meditação desde 1981 e da via do Buda desde 1983, na escola Nyingma do budismo tibetano, integrando a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh, da escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. Segue os programas de formação da Comunidade Internacional de Meditação Tergar, sob a orientação de Mingyur Rinpoche. Co-organizador das duas vindas de S. S. o Dalai Lama a Portugal. Instrutor de meditação desde 1999, tendo realizado centenas de conferências, workshops, cursos e retiros por todo o país, também em empresas e instituições como o Ministério da Defesa Nacional, a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Cocriador do programa de formação O Coração da Vida. Uma Via de Consciência, Bondade e Sabedoria.

Autor de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Alemanha e Brasil, bem como de 45 livros de ensaio filosófico, poesia, ficção e teatro. Obras mais recentes: É a Hora! A mensagem da Mensagem de Fernando Pessoa, Lisboa, Temas e Debates / Círculo de Leitores, 2013; Quem é o meu próximo? Ensaios e textos de intervenção por uma consciência e uma ética globais e um novo paradigma cultural e civilizacional, Lisboa, Edições Mahatma, 2014; O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral, Lisboa, Edições Mahatma, 2015; 2017, 2ª edição (guia prático de meditação); Agostinho da Silva. Uma antologia temática e cronológica, Lisboa, Âncora Editora, 2016, 3ª edição; Do Vazio ao cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre Oriente e Ocidente, 2017.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

INSCRIÇÕES:

- Preenchendo o formulário ou
- enviando email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

CONTRIBUIÇÃO:

45 euros
Uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva.
Uma contribuição superior ao sugerido é bem-vinda se tiver disponibilidade e sentir ser justo.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Convém trazer caneta e bloco-notas e roupas confortáveis.
Chegar 15 m mais cedo na 1ª sessão para fazer o pagamento.


PARTILHE ESTE ARTIGO

 Enquanto existir o espaço, enquanto aí existirem seres, possa eu também permanecer para dissipar todo o seu sofrimento. 

~ Shantideva

CONTACTOS
Como chegar a nós

CÍRCULO DO ENTRE-SER

FALE CONNOSCO

COORDENADAS

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais