• Thich Nhat Hanh
  • Home
  • Eventos
  • Cursos
  • Introdução à Meditação e à Psicologia Budista

CURSO ONLINE
INTRODUÇÃO À MEDITAÇÃO E À PSICOLOGIA BUDISTA

AS OITO CONSCIÊNCIAS E AS CINCO SABEDORIAS DO DESPERTAR - c/ PAULO BORGES

 
6, 13 e 20 DE JULHO | 20H30 - 22H30

CURSO ON-LINE

INSCRIÇÃO

Este curso é uma introdução teórico-prática à meditação com base no conhecimento da natureza, estrutura e funcionamento da mente segundo a tradição do Mahāyāna ou Grande Veículo budista. Em contraste com o que acontece hoje em dia, em que a meditação tende a ser apresentada como um mero conjunto de métodos para promover o bem-estar, acalmar a mente e aumentar o foco e a eficácia nas actividades mundanas, os milenares ensinamentos budistas nunca separaram os métodos meditativos de um conhecimento profundo acerca dos vários níveis e funções da consciência e do objectivo de através deles descobrir a essência pura dessa mesma consciência, primordial e naturalmente desperta (o que na linguagem budista se designa como natureza de Buda, a essência de todos os seres e fenómenos). É assim que neste curso faremos exercícios meditativos em articulação com o conhecimento teórico e experiencial dos oito níveis de consciência (consciência do fundo universal, consciência mental afligida, consciência mental e consciências sensoriais) e da sua progressiva transformação nas cinco sabedorias do Despertar: sabedoria do espaço absoluto, sabedoria semelhante ao espelho, sabedoria da igualdade, sabedoria do discernimento, sabedoria que tudo realiza. Veremos que nesta transformação também as emoções disfuncionais, causadoras de sofrimento - ignorância, cólera, orgulho, apego e inveja - , se transformam em energias e expressões positivas da consciência desperta.
O curso tem como referência principal os ensinamentos do eminente mestre tibetano Khenchen Thrangu Rinpoche, acerca do texto de Mipham Rinpoche, Gateway to Knowledge.


PAULO BORGES

Paulo Borges segue a via do Buda desde 1983 segundo as tradições Nyingma e depois Kagyu do budismo tibetano, tendo actualmente como principal mestre Mingyur Rinpoche. Integra a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh da escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. É também aluno do médico e professor budista tibetano Nida Chenagtsang.
Integra os programas de formação da Comunidade Internacional de Meditação Tergar, sob a orientação de Mingyur Rinpoche. Líder de prática no Grupo de Prática Tergar de Lisboa. Professor de meditação e filosofia budista desde 1999, tem orientado centenas de aulas, cursos, workshops e retiros em todo o país. Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Faculdade de Letras Universidade de Lisboa. Professor de Medicina e Meditação na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014). Ex-presidente e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Cofundador e presidente da MYMA, Associação para a Cultura Contemplativa. Cofundador dos Projectos Visão Pura e Viagens do Despertar.
Tradutor de livros budistas e autor e organizador de 57 livros, entre os quais O Budismo e a Natureza da Mente (2006, com Carlos João Correia e Matthieu Ricard), O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa (organizador, com Duarte Braga) (2007), Descobrir Buda (2010), Quem é o Meu Próximo? (2014), O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (guia prático de meditação) (2015), Do Vazio ao Cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre Oriente e Ocidente (2017), Meditação, a Liberdade Silenciosa. Da mindfulness ao despertar da consciência (2017), Vazio e Plenitude ou o Mundo às Avessas (2018) e O Sorriso do Buda (2020).

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

INSCRIÇÕES:

Como se processa a inscrição online e que formas de pagamento tem ao seu dispor?

  1. Através do link abaixo é direccionado para a página de inscrição da actividade
  2. No fim da página de inscrição para a actividade onde vai preencher os seus dados irá aparecer um botão final com “Pague e inscreva-se”
  3. Ao clicar, aparece um quadro com a referência “Será feita a cobrança no valor de...”
  4. Clique no botão “Continuar para Paypal”
  5. Surge um quadro que diz “Pagar com Paypal”
  6. Se pretender pagar com Paypal preencha os dados e submeta
  7. Se não pretender pagar com Paypal clique no botão no fim do quadro que diz “Pagar com conta bancária ou cartão de crédito”
  8. Surge um quadro que diz “Pagar com cartão de débito ou crédito”
  9. Coloque os dados do cartão que quer usar para o pagamento e clique em “Continuar”
  10. Note que pode não conseguir fazer este tipo de pagamento com cartão de débito ou crédito com sucesso. Caso isso aconteça deverá fazê-lo necessariamente por Paypal.
  11. Após o pagamento, receberá um email com toda a informação para aceder às actividades nas datas e horários determinados.

INSCREVA-SE AQUI:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_ypYk9g61SaWhSAKsNDQWPA

CONTRIBUIÇÃO:

Valor: 40€

Uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva.
Contacte-nos se for o caso.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Qualquer dúvida contacte-nos enviando email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


PARTILHE ESTE ARTIGO

 Enquanto existir o espaço, enquanto aí existirem seres, possa eu também permanecer para dissipar todo o seu sofrimento. 

~ Shantideva

CONTACTOS
Como chegar a nós

CÍRCULO DO ENTRE-SER

FALE CONNOSCO

COORDENADAS

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais