• Thich Nhat Hanh

CURSO ONLINE
INTRODUÇÃO À MEDITAÇÃO - NÍVEL I

CONSCIÊNCIA - c/ PAULO BORGES

 
14, 21, 28 SETEMBRO | 20H30 - 22H30
CURSO ON-LINE

INSCRIÇÃO

A meditação está hoje a ser redescoberta pelos ocidentais e a sua prática regular tem benefícios cientificamente reconhecidos em muitas áreas da vida humana, com destaque para a saúde e harmonia física e mental, a educação e o trabalho. A abordagem deste curso acentua que estes são todavia efeitos colaterais, que vêm naturalmente por acréscimo do grande benefício da prática meditativa: reconectar-nos com o que verdadeiramente somos e levar-nos a descobrir que na consciência desperta e presente, aqui-agora, podemos a cada momento encontrar toda a paz, bem e felicidade que constantemente procuramos no exterior e no futuro. Meditar é descobrir que somos o que procuramos e que assim não dependemos para ser felizes daquilo que não podemos garantir nem controlar.

A orientação deste nível do curso e dos seguintes inspira-se na abordagem de Mingyur Rinpoche, um dos maiores mestres contemporâneos de meditação. Os exercícios deste nível do curso são expostos de modo desenvolvido no livro de Paulo Borges O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (Lisboa, Mahatma, 2015; 2017, 2ª edição).

Neste nível do curso enfatiza-se que a meditação é uma via de realização integral do ser humano, em termos cognitivos e afectivos. Nesta abordagem, a essência da meditação é a descoberta da consciência como um espaço aberto e desperto de paz, clareza e felicidade que não depende da oscilação das experiências externas e internas. No simples facto de estarmos conscientes podemos reconhecer a nossa bondade e sanidade fundamentais. O nível I do curso habilita a iniciar uma prática regular, individualmente ou em grupo, que pode ser continuada nos níveis II e III, cujos temas são respectivamente Bondade (onde meditamos abrindo o coração ao amor, à compaixão, à alegria e à imparcialidade) e Sabedoria (onde meditamos na natureza profunda da realidade, da consciência que a percepciona e na não-separação entre ambas).

Quem desejar integrar a prática meditativa numa via de realização mais completa, que inclui reflexões e tomadas de consciência fundamentais, a par dos exercícios meditativos, num programa de formação e de prática diária (mínimo de 30 minutos) com diferentes temas semanais e mensais estruturado ao longo de um ano, aconselhamos que se inscreva nos workshops e retiros “O Coração da Vida. Uma Via de Consciência, Bondade e Sabedoria”.

Tanto os níveis I, II e III dos cursos de introdução à meditação como o programa “O Coração da Vida” são concebidos para serem universais e abertos a todos, independentemente das convicções religiosas ou filosóficas.

PROGRAMA:

1 – O que é a meditação e quais os seus benefícios? A meditação e o pleno despertar da consciência.

2 – Porquê praticar?

3 – Como praticar?

3.1. Preparação

3.2. Os sete pontos da postura

3.3. Atenção plena ao corpo e às sensações físicas

3.4. Atenção plena à respiração e às sensações respiratórias

3.5. Atenção plena aos fenómenos mentais

3.6. Atenção plena aos fenómenos externos (abertura dos cinco sentidos)

3.7. Meditação sem objecto ou consciência aberta

3.8. Meditação em pé e a caminhar

4. Conclusão, instruções finais para continuar uma prática regular e dedicatória


PAULO BORGES

Praticante da via do Buda desde 1983 na escola Nyingma do budismo tibetano. Recebeu os principais ensinamentos e transmissões de Dilgo Khyentse Rinpoche, Trulshik Rinpoche, Sua Santidade o Dalai Lama, Tenga Rinpoche, Sua Santidade Sakya Tridzin, Jigme Khyentse Rinpoche, Pema Wangyal Rinpoche e Mingyur Rinpoche. Concluiu o ngondro, as práticas preliminares do budismo tibetano, sob a orientação de Jigme Khyentse Rinpoche e Tulku Pema Wangyal Rinpoche, nos retiros paralelos em França e Portugal que frequenta desde 1999 até hoje. Segue desde 2016 as formações Joy of Living e Nectar of the Path sob orientação de Mingyur Rinpoche. Integra os ensinamentos de Thich Nhat Hanh desde 2012.

É um dos coordenadores do Grupo de Prática Tergar de Lisboa. Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa. Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Criador do programa de formação O Coração da Vida. É professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Tradutor de livros budistas e autor e organizador de 48 livros de ensaio filosófico, aforismos, poesia e teatro, entre os quais: O Budismo e a Natureza da Mente (com Carlos João Correia e Matthieu Ricard), Descobrir Buda, O Coração da Vida (guia de meditação), Meditação, a Liberdade Silenciosa e Vazio e Plenitude ou o Mundo às Avessas.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

INSCRIÇÕES:

Como se processa a inscrição online e que formas de pagamento tem ao seu dispor?

  1. Através do link abaixo é direccionado para a página de inscrição da actividade
  2. No fim da página de inscrição para a actividade onde vai preencher os seus dados irá aparecer um botão final com “Pague e inscreva-se”
  3. Ao clicar, aparece um quadro com a referência “Será feita a cobrança no valor de...”
  4. Clique no botão “Continuar para Paypal”
  5. Surge um quadro que diz “Pagar com Paypal”
  6. Se pretender pagar com Paypal preencha os dados e submeta
  7. Se não pretender pagar com Paypal clique no botão no fim do quadro que diz “Pagar com conta bancária ou cartão de crédito”
  8. Surge um quadro que diz “Pagar com cartão de débito ou crédito”
  9. Coloque os dados do cartão que quer usar para o pagamento e clique em “Continuar”
  10. Note que pode não conseguir fazer este tipo de pagamento com cartão de débito ou crédito com sucesso. Caso isso aconteça deverá fazê-lo necessariamente por Paypal.
  11. Após o pagamento, receberá um email com toda a informação para aceder às actividades nas datas e horários determinados.

INSCREVA-SE AQUI:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_nDLFk26uTfmHdi6pxEx6TQ

CONTRIBUIÇÃO:

Valor - 40 euros

Uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva (contacte-nos).

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Qualquer dúvida contacte-nos enviando email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


PARTILHE ESTE ARTIGO

 Enquanto existir o espaço, enquanto aí existirem seres, possa eu também permanecer para dissipar todo o seu sofrimento. 

~ Shantideva

CONTACTOS
Como chegar a nós

CÍRCULO DO ENTRE-SER

FALE CONNOSCO

COORDENADAS

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais