• Thich Nhat Hanh

MINI-RETIRO ONLINE
O CORAÇÃO DA VIDA

UMA VIDA DE CONSCIÊNCIA, ABERTURA DO CORAÇÃO E SABEDORIA - c/ PAULO BORGES E DANIELA VELHO

 
5 DE SETEMBRO | 10H00 - 13H00 E 15H00 - 18H00
MINI-RETIRO ONLINE
INSCRIÇÃO

Neste mini-retiro vamos conhecer e praticar as instruções para se iniciar o nível I do programa “O Coração da Vida. Uma Via de Consciência, Abertura do Coração e Sabedoria”. Este programa constitui um caminho prático para a realização do nosso melhor potencial humano, baseado no treino meditativo da consciência, na abertura e cultivo de um bom coração e no despertar da nossa sabedoria inata. É uma via universal, aberta a todos, religiosos, ateus ou agnósticos, composta de exercícios diários, inseridos, para quem o desejar, num programa de formação de um ano, ao longo de doze passos mensais, estruturados em três níveis: I – Consciência; II – Abertura do Coração; III – Sabedoria. Esta proposta visa conduzir-nos a viver uma vida plena, com sentido, aberta, florescente e harmoniosa, na relação connosco, os demais seres e o mundo.

PROGRAMA:

Este nível I do programa abrange os primeiros 5 passos e os primeiros 5 meses e os conteúdos são os seguintes:
Introdução - Apresentação do programa O Coração da Vida. Uma Via de Consciência, Bondade e Sabedoria. A importância de viver uma vida com sentido, que nos conduza à realização do nosso melhor potencial.

1º passo - Reconhecer e experimentar o fundo comum de tudo. Introdução à experiência meditativa: o aqui-agora, a motivação, a limpeza dos canais energéticos e os sete pontos da postura, externa e interna. A consciência aberta.

2º passo - Reconhecer e apreciar o imenso potencial da vida humana. Consciência plena do corpo e das sensações físicas, externas e internas. Meditação a caminhar.

3º passo - Reconhecer a mudança contínua e a inevitabilidade da transição. Consciência plena da respiração.

4º passo - Estar atento às percepções, intenções e acções e aspirar a agir pelo bem de todos. Consciência plena dos fenómenos mentais e emocionais (reconhecer, aceitar, ver que são impermanentes e não se identificar).

5º passo - Aspirar à libertação da ilusão e à autodescoberta. Abertura dos cinco sentidos e consciência plena dos fenómenos externos.

Conclusão - Partilha de experiências, instruções para continuar a prática formalmente e na vida quotidiana e dedicatória dos benefícios para o bem de todos.


PAULO BORGES

Paulo Borges segue a via do Buda desde 1983 segundo as tradições Nyingma e depois Kagyu do budismo tibetano, tendo actualmente como principal mestre Mingyur Rinpoche. Integra a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh da escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an/Zen. É também aluno do médico e professor budista tibetano Nida Chenagtsang. Líder de prática no Grupo de Prática Tergar de Lisboa, sob a orientação de Mingyur Rinpoche. Professor de meditação e filosofia budista desde 1999, tem orientado centenas de aulas, cursos, workshops e retiros em todo o país. Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor de Medicina e Meditação na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Cofundador e ex- presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014). Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Cofundador e presidente da MYMA, Associação para a Cultura Contemplativa. Cofundador dos Projectos Visão Pura e Viagens do Despertar.
Tradutor de livros budistas e autor e organizador de 57 livros, entre os quais O Budismo e a Natureza da Mente (2006, com Carlos João Correia e Matthieu Ricard), O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa (organizador, com Duarte Braga) (2007), Descobrir Buda (2010), O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (guia prático de meditação) (2015), Do Vazio ao Cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre Oriente e Ocidente (2017), Meditação, a Liberdade Silenciosa. Da mindfulness ao despertar da consciência (2017), Vazio e Plenitude ou o Mundo às Avessas (2018) e O Sorriso do Buda. Uma introdução ao budismo (2020).

DANIELA VELHO

Segue a via do Buda segundo a tradição budista tibetana Nyingma, integrando grupos de estudo e prática constituídos em Portugal, sob orientação de Mestres da tradição indicada, desde 2010.
Acompanha e procura aplicar os ensinamentos laicos de Thich Nhat Hanh desde 2012. Integra grupos de estudo e prática internacionais, bem como os programas de formação da Comunidade Internacional de Meditação Tergar, sob a orientação de Mingyur Rinpoche, desde 2016.
Co-fundadora e vice-presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética, que visa promover uma ética e uma espiritualidade laicas e holísticas, transversais a crentes e descrentes.
Co-fundadora dos Projectos Visão Pura e Viagens do Despertar, que visam promover a formação na área do desenvolvimento da consciência. Autora de programas de formação, formadora e instrutora em cursos, workshops e retiros na área da meditação.
Coordenadora no Grupo Tergar de Lisboa no âmbito programa Meditation Practice Group lançado por Tergar international sob a orientação de Mingyur Rinpoche.
Estuda e investiga há alguns anos na área das práticas contemplativas/meditativas.
Autora de conferências e artigos na área da meditação e co-autora, juntamente com Paulo Borges, do livro “Os Animais nossos Próximos - Antologia do amor humano aos animais (da Antiguidade a Fernando Pessoa)”.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo sido jurista durante 20 anos.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

INSCRIÇÕES:

Como se processa a inscrição online e que formas de pagamento tem ao seu dispor?

  1. Através do link abaixo é direccionado para a página de inscrição da actividade
  2. No fim da página de inscrição para a actividade onde vai preencher os seus dados irá aparecer um botão final com “Pague e inscreva-se”
  3. Ao clicar, aparece um quadro com a referência “Será feita a cobrança no valor de...”
  4. Clique no botão “Continuar para Paypal”
  5. Surge um quadro que diz “Pagar com Paypal”
  6. Se pretender pagar com Paypal preencha os dados e submeta
  7. Se não pretender pagar com Paypal clique no botão no fim do quadro que diz “Pagar com conta bancária ou cartão de crédito”
  8. Surge um quadro que diz “Pagar com cartão de débito ou crédito”
  9. Coloque os dados do cartão que quer usar para o pagamento e clique em “Continuar”
  10. Note que pode não conseguir fazer este tipo de pagamento com cartão de débito ou crédito com sucesso. Caso isso aconteça deverá fazê-lo necessariamente por Paypal.
  11. Após o pagamento, receberá um email com toda a informação para aceder às actividades nas datas e horários determinados.

INSCREVA-SE AQUI:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_Sl7FOyczTZmnmAwXXndvlg

CONTRIBUIÇÃO:

Valor: 45€

Uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva.
Contacte-nos se for o caso.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Qualquer dúvida contacte-nos enviando email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

PARTILHE ESTE ARTIGO

 Enquanto existir o espaço, enquanto aí existirem seres, possa eu também permanecer para dissipar todo o seu sofrimento. 

~ Shantideva

CONTACTOS
Como chegar a nós

CÍRCULO DO ENTRE-SER

FALE CONNOSCO

COORDENADAS

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais