• Thich Nhat Hanh

WORKSHOP
CURAR A SI, CURAR O MUNDO

c/ PAULO BORGES


26 NOV | 10H00 - 14H00

CORAÇÃO DO MUNDO
Av. Duque de Ávila, 95, 3º andar, Lisboa

INSCRIÇÃO

Somos seres em conexão e autocriação constante por via de pensamentos/emoções, palavras e acções físicas. O estado da Terra e o universo reflectem a nossa criatividade, harmoniosa ou distorcida. A realidade é inseparável da nossa percepção. Do mesmo modo como podemos envenenar-nos e tornar-nos doentes e ao mundo com uma mente e uma imaginação negativas, que se reflectem no que dizemos e fazemos, podemos religar-nos à saúde primordial mediante a visualização de formas puras, da emissão de sons sagrados e do repouso na consciência aberta e desperta. E assim beneficiar todos os seres e todo o universo, de nós inseparáveis. A isto se chama hoje “activismo subtil”, uma forma eficaz de transformar a si e ao mundo a partir do interior, baseada na sabedoria, no amor e na compaixão e não no ressentimento, na raiva e na agressão.

Neste workshop vamos aprender e praticar exercícios meditativos simples mas poderosos, vindos da tradição budista tibetana, mas apresentados de modo universal, de forma a poderem ser realizados por todos, crentes, ateus ou agnósticos. São exercícios terapêuticos, úteis para descobrir a saúde profunda, de corpo, palavra e mente, e para recuperar de todo o tipo de doenças, físicas, emocionais e mentais.


PAULO BORGES

Professor de Filosofia e Meditação, Pensamento Oriental e Filosofia da Religião no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor de Técnicas Meditativas na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa em 2011-2012 e 2012-2013. Ex-presidente e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Sócio-fundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa. Sócio-fundador e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Coordenador do Seminário Permanente "Vita Contemplativa. Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea", no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Praticante de meditação desde 1981 e da via do Buda desde 1983, na escola Nyingma do budismo tibetano, integrando a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh, da escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. Segue os programas de formação da Comunidade Internacional de Meditação Tergar, sob a orientação de Mingyur Rinpoche. Co-organizador das duas vindas de S. S. o Dalai Lama a Portugal. Instrutor de meditação desde 1999, tendo realizado centenas de conferências, workshops, cursos e retiros por todo o país, também em empresas e instituições como o Ministério da Defesa Nacional, a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Cocriador do programa de formação O Coração da Vida. Uma Via de Consciência, Bondade e Sabedoria.

Autor de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Alemanha e Brasil, bem como de 45 livros de ensaio filosófico, poesia, ficção e teatro. Obras mais recentes: É a Hora! A mensagem da Mensagem de Fernando Pessoa, Lisboa, Temas e Debates / Círculo de Leitores, 2013; Quem é o meu próximo? Ensaios e textos de intervenção por uma consciência e uma ética globais e um novo paradigma cultural e civilizacional, Lisboa, Edições Mahatma, 2014; O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral, Lisboa, Edições Mahatma, 2015; 2017, 2ª edição (guia prático de meditação); Agostinho da Silva. Uma antologia temática e cronológica, Lisboa, Âncora Editora, 2016, 3ª edição; Do Vazio ao cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre Oriente e Ocidente, 2017.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

INSCRIÇÕES:

- Preenchendo o formulário ou
- enviando email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

CONTRIBUIÇÃO:

25 euros
Uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva. Uma contribuição superior ao sugerido é bem-vinda se tiver disponibilidade e sentir ser justo.


PARTILHE ESTE ARTIGO

 Enquanto existir o espaço, enquanto aí existirem seres, possa eu também permanecer para dissipar todo o seu sofrimento. 

~ Shantideva

CONTACTOS
Como chegar a nós

CÍRCULO DO ENTRE-SER

FALE CONNOSCO

COORDENADAS

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais