• Thich Nhat Hanh

WORKSHOP
A VIA DOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS

c/ PAULO BORGES e DANIELA VELHO

 
17 MAI | 18H30 - 22H30

CORAÇÃO DO MUNDO
Av. Duque de Ávila, 95, 3º andar, Lisboa

INSCRIÇÃO

Os relacionamentos amorosos são em geral fonte de muitas gratificações, alegrias e expectativas, mas também de muitos conflitos, sofrimentos e frustrações, que por vezes deixam profundas marcas traumáticas, tornando-nos reféns de medos e ressentimentos que fecham o coração e impedem o pleno florescimento da nosso imenso potencial de amar. Quando isso não acontece, também é frequente que a insatisfação leve a passar de relacionamento para relacionamento, com um sentimento sempre agravado de frustração e desencanto, ou que a inspiração e a paixão inicial arrefeçam e os relacionamentos se convertam em meras rotinas suportadas por conveniência ou medo de mudança.

Perante isto, tendemos muitas vezes a responsabilizar os outros ou as circunstâncias externas, mas porventura o problema reside em procurarmos avidamente o relacionamento amoroso sem compreendermos realmente o que é o amor, sem estarmos conscientes do imenso potencial de desenvolvimento humano que o seu aprofundamento nos oferece e sem estarmos preparados e disponíveis para o profundo processo de autotransformação que de nós exige.

O objectivo deste workshop é mostrar como o amor pode ser uma via não só para uma vida mais florescente e gratificante, mas também para o pleno despertar da consciência. Recorreremos para tal à sabedoria das tradições espirituais da humanidade e em particular às seis paramitas, as virtudes ou energias transcendentes da tradição budista: generosidade, ética, paciência, entusiasmo, concentração e sabedoria. Aplicando-as nos relacionamentos amorosos, a energia do amor pleno pode florescer e frutificar para o bem, a paz e a felicidade do casal, da sociedade e de todos os seres.

PAULO BORGES

Professor de Filosofia e Meditação, Pensamento Oriental e Filosofia da Religião no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor de Técnicas Meditativas na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa em 2011-2012 e 2012-2013. Ex-presidente e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Sócio-fundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa. Sócio-fundador e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética.

Praticante de meditação e da via do Buda desde 1983, na escola Nyingma do budismo tibetano, integrando a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh, sendo desde 2015 filiado na escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. Co-organizador das duas vindas de S. S. o Dalai Lama a Portugal. Instrutor de meditação desde 1999, tendo realizado centenas de conferências, workshops, cursos e retiros por todo o país, também em empresas e instituições como o Ministério da Defesa Nacional, a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Autor de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Alemanha e Brasil, bem como de 43 livros de ensaio filosófico, poesia, ficção e teatro. Obras mais recentes: É a Hora! A mensagem da Mensagem de Fernando Pessoa, Lisboa, Temas e Debates / Círculo de Leitores, 2013; Quem é o meu próximo? Ensaios e textos de intervenção por uma consciência e uma ética globais e um novo paradigma cultural e civilizacional, Lisboa, Edições Mahatma, 2014; O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral, Lisboa, Edições Mahatma, 2015 (guia prático de meditação); Agostinho da Silva. Uma antologia temática e cronológica, Lisboa, Âncora Editora, 2016, 3ª edição.

DANIELA VELHO

Co-fundadora e Vice-presidente da associação ética e filosófica Círculo do Entre-Ser
Co-fundadora da Sakyadhita Portugal, representante em Portugal da Sakyadhita International Association of Buddhist Women
Investigadora na área das práticas contemplativas
Procura seguir a via do Buda segundo a Tradição budista tibetana Nyingma desde 2010
Acompanha e procura aplicar os ensinamentos laicos de Thich Nhat Hanh desde 2012
Instrutora e praticante de meditação
Praticante de Yoga
Jurista

Procura orientar a sua vida por valores de amor e compaixão universal numa tentativa de aprofundamento e expansão da consciência com base na compreensão da interdependência de todos os fenómenos. Procura cultivar um espírito vivo, indagador e de compreensão intuitiva do mundo.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

INSCRIÇÕES:

- Preenchendo o formulário: https://goo.gl/forms/q95EH4jgoYjlBIHy1 ou
- enviando email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

CONTRIBUIÇÃO:

20 euros
Uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva
Uma contribuição superior ao sugerido é bem-vinda se tiver disponibilidade e sentir ser justo.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Convém trazer caneta e bloco-notas e roupas confortáveis.
Chegar 15 m mais cedo para fazer o pagamento.


PARTILHE ESTE ARTIGO

 Enquanto existir o espaço, enquanto aí existirem seres, possa eu também permanecer para dissipar todo o seu sofrimento. 

~ Shantideva

CONTACTOS
Como chegar a nós

CÍRCULO DO ENTRE-SER

FALE CONNOSCO

COORDENADAS

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais